Limpeza de Dutos
Realizamos a Limpeza de Dutos Robotizada, inspeção e higienização de dutos de ar condicionado e periféricos em diversos segmentos. Portanto atendemos Prédios comerciais, residenciais, shoppings, supermercados, órgãos públicos, bancos, igrejas, indústrias, hotéis, motéis, trens, entre outros. Utilizando equipamentos exclusivos atendendo a maior diversidade de diâmetros, formas e comprimentos dos dutos.
Nosso processo de limpeza consiste em:
- Analisar e verificar as condições físicas do local de trabalho, possíveis riscos e falhas de operação;
- Realizar inspeção visual (foto e vídeo) no interior dos dutos e periféricos antes da execução do serviço de Limpeza de Dutos Robotizada;
- Limpar os dutos utilizando sistema mecânico de escovação bem como removendo as sujidades através de máquina de sucção (dotada de filtro HEPA);
- Limpar manualmente os periféricos (difusores, grelhas e demais acessórios);
- Inspecionar visualmente (foto e vídeo) o interior dos dutos e periféricos depois da limpeza de dutos;
- Emissão de relatório com laudo técnico conclusivo bem como vídeo completo do processo com etapas de inspeção inicial e final e ART do serviço junto ao CREA.
Segmentos atendidos
Agências Bancárias
Indústrias
Hospitais
Salas Comerciais
Frequência da Limpeza
Essa frequência é dada por leis estaduais. Em geral elas mencionam a cada ano. No Rio de Janeiro, por exemplo, a lei estadual 4.192 determina que a limpeza dos dutos de ar-condicionado deve ser feita anualmente.
De acordo com a “ABNT NBR14679 – Sistemas de condicionamento de ar e ventilação”, no item “4.1.1.4” é descrito que: “A necessidade de limpeza mecânica interna dos dutos deve ser avaliada e documentada por laboratório habilitado de acordo com os critérios estipulados na “ABNT NBR15848 – Anexo A”.
De acordo com o anexo “A” da “ABNT NBR15848 – Sistemas de ar condicionado e ventilação”, no item “e” é descrito: “Dutos de insuflamento, quando estiverem com evidências de concentração maior ou igual a 7,5 g/m² de material particulado. A validação da limpeza será através da comprovação pela entidade que recomendou a limpeza dos dutos de que esta concentração não apresenta mais de 1 g/m²”.
Além da necessidade de limpeza conforme os itens citados anteriormente, existe uma periodicidade mínima de acordo com a “Tabela 1” da “ABNT NBR15848 – Sistemas de ar condicionado e ventilação” que informa ser no mínimo anualmente.
Saiba mais sobre a legislação vigente para os serviços de limpeza de dutos clicando aqui.